Lembre que seu bebê, até o momento, conhece somente o leite materno ou a formula infantil. Comer é um processo de vários degraus – alguns bebês começam mais a frente que outros por característica própria deles, sendo isso nem bom, nem ruim. Apenas particular a eles.
Degraus do comer: tolerar, interagir, cheirar, tocar, provar, comer
Se na primeira vez que for ofertado um alimento, a criança somente tocar – está tudo bem! O importante é criar oportunidades para comer assim que o bebê tiver pronto – mas comer vai depender dele mesmo. Lembrando que é muito importante comer junto com o bebê – afinal, primeiro eles vão comer por curiosidade, depois por imitação e só no final por fome. Afinal, vai demorar algum tempo para aquele bebê entender que o alimento sacia.
Assim, a responsabilidade do adulto é decidir: onde, quando e o quê o bebê vai comer. A responsabilidade do bebê é decidir se vai comer e quanto. Não devemos forçar o bebê a comer – do mesmo jeito que a fome do adulto muda de um dia para o outro (e a vontade do que comer), temos que dar a oportunidade do bebê conhecer o corpo dele.